Construção do Ginásio de Esportes

Um megaprojeto está prestes a ser iniciado no TEC, a construção de uma quadra coberta (ginásio), no lugar onde hoje se encontra a quadra poliesportiva.

“A quadra poliesportiva, mesmo sendo antiga, é muito utilizada por crianças e adolescentes e merecia ser reformada e ganhar uma melhor estrutura. Ademais, percebemos que a área esportiva do clube possibilitava a prática de inúmeras atividades, porém, em dias de chuva ou sol forte, isso se tornava inviável, pelo fato de não existir um local que protegesse os associados desses fenômenos. Com isso, nasceu a ideia de construirmos uma quadra coberta”, comenta João Bete, presidente do TEC.

“Essa obra é um sonho antigo. Em 2018, na minha gestão como presidente do clube, havíamos projetado o início de sua construção para 2020. Até havíamos montado uma comissão com diversos profissionais de educação física para elaborar algo que fosse bom e útil para várias modalidades, como basquete, vôlei, futsal, handebol etc. Porém, devido às incertezas causadas pela pandemia do Covid 19, tivemos que adia-la”, agrega Fra Frá, atual primeiro vice-presidente.

De autoria dos arquitetos Camila Rodrigues de Moraes Claudio e João Francisco Paschoal Junior e tendo como engenheiro responsável Rafael Pizol Catto, o projeto consiste em reformar o espaço onde hoje se localiza a quadra poliesportiva do clube – cobri-la e aumentar sua área para o tamanho de uma quadra oficial (20x40m) – e será dividido em 4 fases:
– Fase 1: Fundação (blocos/vigas baldrame);
– Fase 2: Construção de superestrutura, cobertura e instalação de calhas e condutores;
– Fase 3: Fechamento em alvenaria com pintura e construção de arquibancada com 3 degraus;
– Fase 4: Demolição do piso existente e execução de novo piso em concreto polido com pintura.

A fase 1 (fundação) está programada para iniciar-se em setembro. Já a fase 2, em novembro. Ficando para o ano de 2023, o início das fases 3 e 4.

“Durante grande parte das fases 1 e 2, o piso já existente da atual quadra poliesportiva continuará a ser utilizado, não bloqueando, assim, o local para uso dos associados durante a maioria do período da obra” explica André Saccon, gerente administrativo do TEC. “Além disso, a construção do ginásio não impossibilitará a utilização da quadra de vôlei de areia e do campo 1 de futebol. Eles serão preservados e mantidos para uso. Na verdade, a estrutura do campo 1 será melhorada, uma vez que a cobertura do ginásio se estenderá até a arquibancada do campo 1, proporcionando abrigo a quem for assistir aos jogos no local”, complementa André.

Do ponto de vista financeiro, a obra foi projetada respeitando o orçamento e o provisionamento do clube.  “Não será necessário deixar de fazer nenhuma obra de manutenção ou outras cruciais para o bom funcionamento do clube para que possamos realizar a cobertura da quadra. Tudo foi pensado cuidadosamente para que seja economicamente seguro, para que agregue valor ao clube e para que possibilite ainda mais bem-estar e lazer ao associado”, finaliza o presidente João.